Blog

Confira nossos posts

Quanto pesa um carro blindado?

Fim do ano, chega a hora da viagem em família. Você, sua esposa ou marido estão ansiosos pelos próximos 15 dias de descanso junto dos dois filhos pequenos. Além das malas, o bagageiro deverá armazenar mais duas bicicletas, duas pranchas de bodyboard e uma de standup paddle. Isso sem contar alguns perecíveis que dificilmente encontrarão na praia, e dos quais vocês não abrem mão – além de algumas boas garrafas de vinho.

Ufa, bastante coisa, não é mesmo? Quanto é que isso tudo – e mais as quatro pessoas – representa de peso para o seu carro? Bastante! A questão é: esse excesso de quilos vai te impedir de chegar ao seu destino? Não!

Quando falamos em blindagem automotiva, um dos mitos que mais assombram motoristas está justamente relacionado ao receio de que o aumento de peso do carro causado pela blindagem possa inviabilizar o veículo.

Como garantir a eficiência do veículo

Todos os carros foram feitos para suportar um peso extra. Por isso, uma blindagem bem feita, com um sistema menos invasivo, vai favorecer a leveza e se adaptar de forma mais natural ao carro. É assim que não comprometerá a sua eficiência, diminuindo o impacto sobre o sistema de freio, sobre a suspensão e eliminando possíveis ruídos.

Importante lembrar que um trabalho bem feito está diretamente relacionado ao uso de materiais mais leves que, contando com a tecnologia, não comprometem a segurança de quem está dentro do veículo e ainda garantem uma melhor relação entre peso X potência. Ou seja, o carro não perde em desempenho.

Quantos quilos a mais meu carro terá depois de blindado?

Um carro médio/grande pesa em torno de 1,5 tonelada. O peso adicional da blindagem vai variar de acordo com o modelo do carro e o nível de proteção que foi escolhido. Conheça os níveis de blindagem.

Mas hoje, graças aos avanços na tecnologia, o peso hoje é de cerca de 180kg, em especial pela diminuição do uso de aço e maior uso da manta de aramida.

Quais materiais são utilizados na blindagem?

Hoje, os principais componentes da blindagem são:

  • Vidro balístico de alta performance com película de policarbonato
  • Manta de aramida nas portas e habitáculo do carro
  • Pneus com cinta de aço interna
  • Aço balístico nas colunas do carro

Até alguns anos, a blindagem era feita integralmente com a aplicação de aço. Com o avanço da tecnologia, passaram a ser usadas mantas de aramida, tecido formado por fibras muito leves, mas de alta resistência e de grande absorção de energia. Agora a blindagem é feita utilizando os dois componentes, pois por ser muito flexível e maleável, a manta deixa alguns pontos vulneráveis na lataria do carro, principalmente nas extremidades, onde o fim de uma placa de manta se junta ao começo de outra. Nesses espaços é instalada uma sobreposição em aço, o chamado overlap.

Peso hoje é de cerca de 180kg, graças à diminuição do uso de aço e maior uso da manta de aramida: são 85% em manta e 15% em aço

Agora que você já sabe que o peso da blindagem não vai interferir no seu veículo, que tal ter mais esse item de segurança no seu dia a dia? Garanta que as viagens em família sejam ainda mais tranquilas, conte com a Magnum! Entre em contato.

Back to top